Zignet Pagos
Zignet Pagos

Detran-SPCuota de multas, IPVA y Licencias

Calendario São Paulo 2024

PLACA

IPVA Cota única (3% de desconto) ou 1ª cota

IPVA Cota única (sem desconto) ou 2ª cota

3ª cota 4ª cota 5ª cota
Final 111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
Final 212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
Final 416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
Final 618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
Final 719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
Final 923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Final 024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai

As datas e as condições de pagamento do IPVA 2024 já saíram! Para o estado de São Paulo, para quem pagar o valor à vista, terá desconto de 3% do valor total. Para quem deseja parcelar, é possível optar por dividir em até 5 vezes. Confira a seguir alguns tópicos de como consultar e pagar o seu IPVA em 2024!

Consulta IPVA 2024, multas e licenciamento no DETRAN-SP

Descubra como parcelar seus débitos veiculares no Detran-SP de forma segura com a Zignet!

A Zignet é credenciada oficial da Senatran e, em razão da resolução n.º 376 do Contran, tem autorização legal para realizar o parcelamento de valores do Detran-SP, dividindo as pendências veiculares em parcelas que cabem no seu bolso.

A consulta é bastante simples e em poucos cliques você consulta e quita os débitos veiculares, bastando pesquisar a placa na Zignet. Assim você tem acesso a todas as pendências em uma única página, ganhando mais agilidade e segurança em sua transação.

Ao navegar pelo site do Detran-SP você também pode fazer a consulta de débitos de veículos de forma simples e objetiva, puxando as informações de um veículo em SP usando a placa.

Veja com mais detalhes como você pode fazer isso:

Como consultar licenciamento e pagar no Detran SP

Todo motorista sabe que precisa seguir as regras de trânsito e as boas práticas de direção para não receber multas. Mas a regularidade do veículo não passa apenas pelas infrações que devem ser evitadas. Há documentos que precisam estar em dia, e o licenciamento é um deles.

Emitido pelo Detran SP, o licenciamento do veículo é um documento obrigatório que precisa ser renovado todos os anos. Apenas com o seu pagamento é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que comprova que o carro, moto ou caminhão está em dia com a legislação e tem condições de continuar rodando.

O calendário de pagamento varia de estado para estado. Em São Paulo, o licenciamento é emitido pelo Detran SP e pode ser consultado no site oficial do órgão.

Para isso é preciso acessar a aba “Veículos”, selecionar a opção “Débitos, restrições ou vistorias”, informar o Renavam, e preencher as informações com o CPF do proprietário e placa do carro, para então receber um código de verificação que servirá para visualizar a situação do veículo.

Ou você pode simplesmente informar a placa do carro no site Zignet e em instantes descobrir se o licenciamento está em aberto ou não. Mais um ou dois cliques e você pode pagar online na mesma página, dividindo em até 12x no cartão de crédito.

Lembre-se que dirigir com o licenciamento e/ou o CRLV desatualizado pode gerar grandes problemas, de multas à apreensão do veículo. Então evite esse risco pagando de forma prática, rápida e segura com a Zignet.

Como consultar multas e realizar o pagamento no Detran SP?

As multas de trânsito costumam ser uma dor de cabeça para os proprietários. Até porque elas podem demorar para aparecer e surgir quando menos se espera. Ao contrário das taxas e impostos, que têm data certa para serem pagos anualmente, as multas podem surgir em qualquer época do ano, pegando os motoristas desprevenidos.

Ao fazer a pesquisa da placa, a Zignet traz para você todos os débitos que o veículo possui com o Detran-SP em uma única página, com a soma de todos os valores e as possibilidades de parcelas que você pode escolher no parcelamento do IPVA SP, multas e todas as pendências que o veículo possui.

Isso facilita muito a rotina dos proprietários que querem manter seus veículos regulares. E é tão fácil de verificar e pagar as multas pela plataforma Zignet que não há necessidade de entrar novamente no site do Detran SP e fazer o processo todo de novo.

Entretanto, se você deseja recorrer a uma multa pelo Detran-SP existem três maneiras, confira:

  • de forma on-line, através do site do Detran-SP,
  • pelos correios, através do envio de carta registrada com aviso de recebimento;
  • presencialmente, mediante agendamento prévio na unidade do Detran-SP mais próxima.

Todos os documentos necessários e endereços para envio de correspondências você encontra no site do Detran-SP.

Como consultar IPVA e realizar parcelamentos e/ou pagamentos

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual e, como tal, seu valor varia de um estado para o outro. O cálculo é feito tendo como base o preço médio de mercado do veículo na tabela Fipe, usada como referência para transações do setor.

E, por ser estadual, é o Detran SP que define o calendário de pagamento de acordo com o final da placa do veículo. Por geralmente começar bem no início do ano, o imposto costuma pesar no orçamento, principalmente por chegar logo após as festas de fim de ano e em período de férias.

Em 2024, o órgão oferece duas possibilidades de pagamento do IPVA: à vista, com 3% de desconto, parcelamento em até 5x pela rede bancária ou no site da Sefaz-SP.

Porém mesmo que já tenha passado o prazo para optar pelo parcelamento da Sefaz, o Detran SP autoriza o pagamento pela empresa parceira Zignet em até 12x no cartão de crédito. Assim fica mais fácil regularizar a situação do veículo de forma suave e segura.

Vale lembrar que quem deixar de pagar o IPVA fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso mais juros de mora com base na taxa Selic. E, depois de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto, aumentando consideravelmente o gasto.

Se a inadimplência do IPVA persistir, o débito é inscrito na Dívida Ativa, o que acarreta a inclusão do nome do proprietário no Cadin estadual. Com isso, a Procuradoria Geral do Estado pode fazer a cobrança mediante protesto.

Além disso, o não pagamento do IPVA impede o novo licenciamento do veículo que, inclusive, pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH.

Como pagar e emitir a CRLV do Detran-SP?

Para emitir a CRLV do Detran-SP é preciso estar com o licenciamento em dia, ou seja, que todos os débitos do veículo estejam quitados. Para liberar o CRLV do veículo, então, é preciso pagar o IPVA, multas de trânsito (se houver) e o licenciamento.

Para pagar de forma simples, rápida e segura basta usar o serviço de parcelamento de débitos do Detran-SP da Zignet: pesquise os débitos pela placa do veículo e escolha em quantas vezes você quer parcelar os valores. Após a baixa das pendências, acesse o Portal do Detran-SP para gerar o CRLV do veículo:

  • acesse a aba "Veículos";
  • depois entre no campo "Licenciamento anual (CRLV-e)";
  • faça o login com o cadastro pessoal;
  • coloque o número do RENAVAM e a placa do seu veículo. Após esses passos o CRLV estará disponível para download.

Parcele seus débitos veiculares no Detran-SP de forma segura com a Zignet!

A grande vantagem em quitar seus débitos do Detran-SP com a Zignet é contar com um parcelamento em até 12x no cartão. Você poderá usar as seguintes bandeiras:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • Elo;
  • Hipercard, entre outras.

O pagamento em cartão facilita a liberação dos débitos em um curto espaço de tempo, sem a necessidade de esperar por longos períodos para regularizar a situação junto ao Detran-SP.

É a oportunidade perfeita para parcelar as multas, licenciamento, IPVA SP e tirar um problema da cabeça, não é mesmo?

Afinal, a Zignet está listada na página do Detran SP como uma das empresas autorizadas a fazer o parcelamento de multas e outros débitos em SP e todo o processo é feito com segurança e transparência.

Navegue pelo site e veja o depoimento de clientes que utilizaram os serviços da Zignet. São mais de 1 milhão de veículos regularizados no Brasil.

Além disso, contamos com uma equipe especializada, pronta para te atender e tirar suas dúvidas, é só chamar no WhatsApp, telefone ou chat.

Rodízio de veículos

Rodízio de veículos (placas) em São Paulo (capital):

É responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, por meio do órgão de trânsito municipal, a fiscalização e aplicação de multa em caso de descumprimento do rodízio de veículos na capital.

O rodízio de veículos, estabelecido desde 1997 pela Lei n.º 12.490 de 3.10.1997, é uma estratégia da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para reduzir a circulação de veículos na cidade.

Zonas de rodízio:

  • Marginal do Rio Tietê, na extensão entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
  • Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, no percurso entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.
  • Toda a Avenida dos Bandeirantes;
  • Toda a Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay;
  • Todo o Complexo Viário Maria Maluf;
  • Toda a Avenida Presidente Tancredo Neves;
  • Toda a Avenida das Juntas Provisórias;
  • Todo o Viaduto Grande São Paulo.

Horários de circulação:

Tabela com horarios de circulacao

Multa: o motorista que desrespeitar o rodízio terá cometido infração de gravidade média. Assim, será responsável por pagar uma multa de R$ 130,16, além de perder 4 (quatro) pontos na carteira.

FAQ

O que é o Detran SP?

Cada estado tem seu Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as competências do Detran SP estão a promoção da educação no trânsito e o planejamento, coordenação, execução e controle das ações relacionadas à habilitação dos condutores e à documentação e aos serviços para os veículos.

Assim, o Detran SP é o órgão responsável pelas multas estaduais e pelo recolhimento de taxas e impostos relativos a condutores, proprietários e veículos no estado de São Paulo.

Como usar a Zignet para parcelar boletos do Detran SP?

Pela Zignet você acessa todos os débitos de um veículo no Detran SP apenas informando a placa. A própria plataforma soma todos os valores e oferece várias opções de cartões de crédito e de parcelamentos em até 12x à sua escolha.

Para pagar boletos basta ir até a aba “Boletos Diversos” na plataforma Zignet e incluir o código de barras no espaço destinado a isso. Todas as informações do boleto a ser pago aparecerão, permitindo que você faça uma simulação de pagamento em até 12x antes de concluir o processo.

A Zignet quita as suas dívidas no Detran SP e em pouco tempo o veículo está regularizado, permitindo que você rode com tranquilidade e segurança.

Por que escolher a Zignet para pagar débitos no Detran SP

A Zignet é uma empresa credenciada oficial da Senatran, com autorização legal para realizar o parcelamento de valores do Detran SP e em todo o território nacional através da resolução n.º 376 do CONTRAN.

O que é restrição administrativa no Detran SP?

Quando há algum tipo de bloqueio na situação do veículo ocorre a chamada restrição administrativa no Detran SP. Ela pode acontecer por causa de infrações cometidas pelo condutor ou proprietário do veículo ou por débitos abertos, como multas, IPVA ou taxas, por exemplo.

O que é intenção de gravame no Detran SP?

A intenção de gravame é quando há uma operação de crédito aberta tendo o veículo como garantia a uma instituição financeira. Dessa forma há um impedimento de negociação ou transferência de titularidade do veículo até que a dívida seja quitada.

Quando o crédito é quitado é dada a baixa de gravame no Detran SP, que emite então uma certidão comprovando o desimpedimento de negociação do veículo, que pode então ter a sua titularidade trocada.

Como faço para pagar uma dívida ativa de IPVA?

Para pagar IPVA vencido e inscrito na dívida ativa, acesse o site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Em consultas, digite o RENAVAM do seu veículo ou o número de seu CPF/CNPJ. Siga as instruções da tela, selecionando o débito inscrito a ser quitado e clique em "IPVA Liquidar". Depois, basta confirmar se o pagamento será realizado de forma integral.

Como consultar débitos pelo RENAVAM?

Através do portal do Detran-SP é possível consultar multas online, de forma rápida e prática. No caso do Estado de São Paulo, a consulta pode ser feita no site do Detran-SP, basta ter o número do RENAVAM e acessar a aba "Consulte suas multas".

Como realizar a liberação de um veículo apreendido?

Atualmente, é possível fazer todo o processo digitalmente pelo portal do Detran-SP ou pelo app do Poupatempo, que está disponível no Google Play, na App Store e, também, no site do Detran-SP.

Acesse a aba “Veículos” e, em seguida, “Liberação de Veículo Apreendido”. Insira os dados solicitados e clique em “Avançar”. Então, basta gerar o ofício e imprimir o documento. Para saber mais detalhes, assista ao vídeo com o tutorial completo! É fácil, rápido e tudo online!

Confiança, facilidade e segurança é na Zignet!

Não abra mão da segurança de rodar com seu veículo regularizado. A Zignet assume o compromisso de ajudar você a quitar todos seus débitos junto ao Detran SP, oferecendo parcelamento em até 12x com as melhores taxas do mercado e toda a segurança, praticidade e conforto.

Além de ser uma empresa credenciada na Senatran e no Detran-SP, você também conta com nossa equipe especializada para esclarecer qualquer dúvida e ajudar você a encontrar soluções personalizadas para seu caso.