Zignet Pagamentos
Zignet Pagamentos

Censo de Trânsito Zignet/UnicampAcidentes de trânsito

Em relação a acidentes de trânsito, no geral, observou-se um crescimento de 6,3% no número de ocorrências em 6 meses, podendo indicar que o número de acidentes no Brasil aumenta em 1% a cada mês.

Os dados mais atualizados da RENAEST, que vão até o dia 31/12/2022, apontam que o tipo mais ocorrente de acidente de trânsito (desconsiderando casos onde a causa foi desconhecida, que é 16,9% deles) é a colisão, representando 16,9% dos acidentes, seguido por ”Outros Acidentes de Trânsito”.

Em geral, as proporções de acidentes com envolvidos do sexo masculino são maiores, porém, em alguns tipos de acidente, a frequência muda dependendo do gênero envolvido, sendo ele vítima, motorista ou até mesmo pedestre. Isso pode ser observado nos casos de Colisão (231.333 com envolvimento masculino e 85.962 com envolvimento feminino), Colisão Traseira (128.306 com envolvimento masculino e 41.680 com envolvimento feminino) e Colisão Lateral (113.214 com envolvimento masculino e 39.429 com envolvimento

Em relação às diferenças entre Junho e Dezembro de 2022, tivemos um crescimento de 150% em ”Acidentes Pessoais c/ Pedestre” (porém, continua sendo um valor muito baixo) e um crescimento de 21,8% em acidentes de Engavetamento e um aumento similar em Colisões. feminino).

Levando em consideração o gênero, na passagem dos 6 meses, a quantidade de engavetamentos envolvendo o gênero feminino aumentou em 31,1%. Enquanto, no lado masculino, o maior aumento ocorreu na categoria Colisão, com 20,1% a mais de ocorrências.
grapichAccidentsGender

Acidentes de Trânsito por tipo de veículo

Neste quesito, aparentemente há um equívoco, ou não estão sendo registrados corretamente os tipos de veículos envolvidos nos acidentes na base do RENAEST, todas as informações de 2022 foram convertidas para ”Não informado” ou ”Automóvel”, o que claramente não reflete a realidade. Portanto, a análise dos acidentes até Dezembro de 2022 está representada no gráfico abaixo, porém, suas conclusões podem não refletir a verdade, visto que a base de dados não foi alimentada corretamente. O gráfico da última pesquisa, no entanto, ainda reflete a realidade, pois foi apenas refeito desde a emissão do último relatório.
grapichAccidentsVehicles

Acidentes de Trânsito por dia da semana

A distribuição dos acidentes ocorridos até Dezembro de 2022 esteve ocorrendo do seguinte modo: Sexta-feira é o dia da semana em que foi registrado o maior nú́mero de acidentes, representando 16,7% das ocorrências, seguido por Sábado e Segunda-Feira, representando por volta de 14% cada. O dia em que ocorrem menos acidentes, estatisticamente falando, é Domingo, representando 11,1% das ocorrências. Assim, pode-se concluir que, em geral, com exceção de Domingo, não há uma diferença notável entre os dias da semana em relação a acidentes.

Em relação à análise anterior, de dados até Junho de 2022 não há mudanças significativas para serem comentadas, visto que as proporções se mantiveram.
grapichAccidentsDays

Acidentes de Trâsito por faixa etária e gênero

Analisando os dados de acidentes ocorridos até Dezembro de 2022, temos que o número de acidentes se comporta quase identicamente em relação à faixa etária em indivíduos do sexo Feminino e Masculino, porém, com uma proporção de acidentes em pessoas do sexo masculino com até 39 anos mais expressiva do que no caso feminino. Quanto à relação entre o número de acidentes e a faixa etária do envolvido, porém, há um padrão muito claro, onde, a partir dos 40 anos, a frequência dessa parcela da população em acidentes é cada vez menor. O maior número de acidentes ocorre na faixa dos 18 a 39 anos, enquanto acidentes com crianças e adolescentes entre 1 a 17 anos se aproximam do que ocorre na faixa dos 70 anos. Mas pode-se analisar também, infelizemente, que há uma falta de informações quanto à faixa etária dos envolvidos em acidentes de trânsito, visto que aproximadamente 24% das observações foram dadas como não informadas.

Em relação às diferenças entre dados até Junho e Dezembro de 2022, temos que, no geral, os acidentes aumentaram de 3 a 7% em cada faixa etária, com o maior aumento, de 7,2% se deu na faixa entre 40 a 44 anos. No lado feminino, os maiores aumentos se deram na faixa dos 70 aos 79 anos com por volta de 10,5% e no lado masculino, não houveram aumentos tão expressivos, ficando na faixa de 6%.
grapichAccidentsAgeGroup

Acidentes de Trânsito por tipo de lesão sofrida

Analisando os dados de acidentes até Dezembro de 2022 percebe-se que há novamente uma grande falta de informações nesta área, visto que aproximadamente 33% das vítimas não tiveram seu estado de gravidade informado e aproximadamente de 16%, esse estado não era conhecido. Além disso, pode-se observar que 65,4% das vítimas dos acidentes (desconsiderando dados desconhecidos e não informados) conseguem sair de um acidente de trânsito sem ferimentos (um terço, quando se leva em consideração dados faltantes), 23,3% fica em estado leve (11,8% quando considerados dados faltantes), 9,2% fica em estado grave (4,6% quando considerados dados faltantes) e 2,1% (1,1% quando considerados dados faltantes) vem a falecer.

Em relação ao mês de Junho, percebe-se que houve um aumento de 28,5% em estados desconhecidos de lesões, e um aumento de 5,9% em óbitos.
grapichAccidentsLesion