O que é logística e qual a importância dela para a sua empresa?

O que é logística e qual a importância dela para a sua empresa?

Logística é um processo usado para definir a mobilidade de recursos dentro de uma empresa. Por essa razão é uma operação complexa que envolve o gerenciamento do fluxo de itens entre o ponto de origem e o consumidor final.

Esse processo engloba a integração do fluxo de informações, manuseio de materiais, produção, embalamento, estoque, transporte, bem como operações de segurança que podem envolver produtos e cargas frágeis ou de alto valor.

Adiante abordaremos mais informações detalhadas sobre a logística de uma empresa, sua importância, bem como as boas práticas. Veja os tópicos que trataremos:

  • O que é logística?
  • Por que a logística é importante para as empresas?
  • Logística versus Supply Chain.
  • 3 dicas fundamentais para melhorar a sua logística.
  • E logística reversa, o que é?

 

O que é logística?

Vamos primeiro conceituar a logística e posteriormente indicar sua importância dentro de uma empresa.

O termo logística é usado para se referir ao processo de coordenar e mobilizar recursos.

Esses recursos podem ser:

  • Pessoas.
  • Materiais.
  • Estoque.
  • Inventário.
  • Equipamentos.

 

Histórico do conceito

O conceito de logística foi cunhado em meios militares para se referir à movimentação de suprimentos para as tropas em campo.

O termo é originário da palavra francesa logistique e popularizada no livro do autor francês Antoine-Henri Jomini - Précis de l'Art de la Guerre, de 1838. Contudo há referências a termos semelhantes na Grécia Antiga, os quais indicavam a função da palavra.

Hoje, a palavra logística passou a ser usada para representar esse complexo processo empresarial relacionado ao estoque de produtos e à cadeia de suprimentos.

Por que a logística é importante?

Embora muitos pequenos negócios concentrem seus esforços no desenvolvimento, na produção de seus produtos, serviços e no atendimento aos clientes, a logística está implícita em muitos tipos de negócios, ainda que não haja a entrega de produtos físicos à distância.

Vejamos adiante alguns motivos que justificam a importância do sistema de logística em uma empresa independentemente do seu porte:

  • A coordenação dos recursos permite entregas feitas dentro do prazo estipulado, beneficiando a saúde financeira da empresa por meio de mais clientes satisfeitos e fidelizados.
  • Os processos logísticos são fundamentais para a manutenção dos negócios a longo prazo porque mantém a cadeia de suprimentos caminhando de forma equilibrada entre demanda e oferta.

 

Logística x Supply Chain

Nós já definimos a logística, agora convém definirmos o termo supply chain para entendermos sua relação. Supply Chain é uma expressão em inglês que significa cadeia de suprimentos.

 

O que é uma cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos implica em uma rede interligada de negócios que envolve desde a matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final. Portanto, lidam com os seguintes processos:

  • Compra.
  • Produção.
  • Embalagem.
  • Movimentação interna.
  • Distribuição do produto às lojas, disponibilizando-os ao consumidor final.

 

Relação entre logística e cadeia de suprimentos

O supply chain (cadeia de suprimentos) está diretamente ligado à logística. Vejamos adiante os componentes da logística em uma empresa:

  • Transporte interno.
  • Transporte externo.
  • Gerenciamento de frota.
  • Estocagem.
  • Manuseio de materiais.
  • Gerenciamento de estoque.
  • Planejamento de demanda.
  • Conclusão da compra com a entrega do produto ao consumidor final.

3 dicas fundamentais para melhorar a sua logística

Vejamos adiante dicas fundamentais para você melhorar a capacidade logística de sua empresa.

1 - Organize a cadeia de suprimentos

Em toda a cadeia, desde do fornecimento da matéria-prima até à produção, estabeleça uma ordenação.

Essa classificação ajudará não somente na organização, mas também na verificação das áreas que estão com problemas e as que funcionam perfeitamente. Com o apoio de alguns indicadores de desempenho tradicionais é possível extrair e analisar esses dados

2 - Planejamento de medidas de remediação sobre áreas problemáticas

As áreas de sua logística que estejam com resultado abaixo do esperado precisarão ser trabalhadas. Portanto além dos indicadores para o desempenho, objetivos claros deverão ser definidos para que você faça um planejamento de melhoria para as áreas com problemas.

É fundamental que você trace uma estratégia consistente para seus negócios. Isso envolverá tanto os processos logísticos quanto da cadeia de suprimentos.

Ambas as áreas sempre estarão interligadas, portanto, se você tiver problemas em um setor, toda sua logística pode ser afetada. Dessa forma, análises de resultados são importantes para você planejar suas metas e estratégias para o bom desempenho do negócio.

3 - Certifique-se da qualidade dos seus prestadores de serviços

Isso vale para todas empresas que precisam terceirizar seus serviços de logística e transporte. Afinal, os seus prestadores de serviços, sendo profissionais liberais ou até empresas contratadas precisam garantir que a execução de seus serviços sejam realizados com o mesmo padrão de qualidade exigido para a empresa.

A qualidade será fundamental para que você consiga administrar a sua cadeia de suprimentos, e claro, garantir a organização da sua logística.

Muitos empresários contam com uma estrutura fornecida por transportadoras ou até pelos correios. Sendo este o caso é importante que você tenha um sistema de controle do seu estoque, bem como do tempo de entrega.

E logística reversa, o que é?

Esse conceito denota todo o processo envolvido na reutilização de materiais. Está ligado ao gerenciamento dos excedentes, bem como à devolução dos produtos. A logística reversa lida com todas as operações relacionadas à reutilização dos materiais envolvidos na produção, tanto da matéria-prima quanto os produtos em si.

É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de materiais de forma econômica e eficiente. Isso tem o objetivo de recapturar valor ou é criado em função de um processo de descarte adequado.

Conclusão

Neste artigo falamos de forma completa sobre a logística e sua relação com a cadeia de suprimentos. Você gostou desta postagem? Então não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar essas importantes informações com todos nas redes sociais.

ZIGNET – Soluções de Pagamentos – Maquininha de Cartões     Neorion - Criação de Sites