O que é ERP ? Porque a sua empresa precisa de um ?

O que é ERP ? Porque a sua empresa precisa de um ?

Quando alguém procura a sigla ERP na Web, poderá se deparar com uma grande variedade de respostas. Isso poderá causar confusão para quem procura saber a conceituação do termo.

Os sites que abordam o assunto tem suas próprias visões, conceitos e instruções de implementação de um sistema ERP. Além disso, as pessoas acabam ficando confusas sobre a importância e para que serve um sistema ERP para empresas.

Neste artigo trataremos de ambos os assuntos, o conceito de ERP e a importância desse recurso para sua empresa. Para tanto abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é ERP?
  • Tipos de ERP.
  • Como funciona um ERP.
  • Benefícios do ERP.
  • Por que a sua empresa precisa de um ERP?
  • Qual o tamanho da sua empresa?

 

O que é ERP?

ERP é uma sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning que pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. Portanto esse sistema tem o objetivo de incorporar todos os processos necessários para o funcionamento de uma empresa.

Vejamos adiante o que os ERPs podem conter:

  • Informações e análises financeiras.
  • As informações sobre os Recursos Humanos.
  • A cadeia de suprimentos de uma empresa.
  • Prestação de serviços para a empresa e sistemas de terceirização.
  • Processos de manufatura.

Em um nível básico, o ERP engloba diversos processos de uma empresa em um único sistema. Os novos sistemas, por exemplo, usam os recursos tecnológicos modernos para gerenciar o planejamento de uma empresa. Portanto, quanto maior a complexidade do ERP, mais recursos ele terá.

Esses recursos viabilizam a operacionalidade de uma empresa, permitindo o controle e a interpretação de todos os tipos de dados, em grau de planejamento estratégico e também operacional.

Dessa forma, dentro de uma perspectiva mais ampla as soluções de ERP podem organizar e transformar os negócios. Logo é uma ferramenta poderosa para a gestão.

 

Tipos de ERP

Atualmente os ERP são classificados em alguns tipos principais. Vejamos adiante a denominação e as funções de quatro tipos que estão muito presente nas empresas.

 

1 - ERP para pequenas empresas

Essa opção é ideal para o controle das operações de uma pequena empresa. Você terá um sistema simples que controla o fluxo diário de sua empresa, geralmente com os seguintes recursos:

  • Controle financeiro.
  • Cadastro de clientes e funcionários.
  • Emissão de notas fiscais e boletos.
  • Sistema de PDV (Point of Sale).
  • Relatórios de processos.
  • Sistema de conciliação bancária.

Pode haver outros recursos nos ERPs para pequenas empresas, porém, em geral tem capacidade de controle financeiro, cadastro de clientes e PDV.

2 - ERP em nuvem

Usar um sistema em nuvem significa que você poderá gerenciar a empresa de qualquer lugar. Você terá a disponibilidade de acesso remoto a todas as informações da empresa, em tempo real. Ou seja, saberá quanto a empresa está vendendo, o controle sobre o estoque, etc.

Além disso, normalmente haverão análises automatizadas disponíveis, como por exemplo: o quanto falta para bater a meta periódica de vendas, informações cadastrais de clientes, etc. Portanto esse tipo de sistema independe do tamanho da empresa.

Além das capacidades dos sistemas de ERPs para pequenas empresas, o ERP na nuvem também pode contar com os seguintes recursos:

  • Controle da produção em tempo real, disponível à distância.
  • Sistema de gestão da capacidade de distribuição da empresa.
  • Gerenciamento financeiro com capacidade de emissão de relatórios de qualquer lugar.
  • Sistema criptográfico de alta segurança que limita o acesso remoto somente para pessoas autorizadas.

Como regra geral os sistemas ERP em nuvem possibilitam conexão ao servidor, fornecendo acesso às informações à distância para o gestor ou dono da empresa e demais pessoas autorizadas.

3 - ERP híbrido

As informações obtidas por um sistema ERP híbrido podem ser acessadas de dentro da empresa ou na nuvem. Assim a pessoa designada pelo acesso, geralmente gestores, podem coletar as informações necessárias de dentro da empresa ou à distância.

Mas com o ERP híbrido você não precisa escolher onde os dados serão armazenados, isso porque ele permite armazenar recursos tanto locais como na nuvem. Portanto, para gestores que costumam estar fora da empresa, este modelo de sistema torna-se uma tendência no mercado.

4 - ERP on premise

Esse tipo de ERP, também conhecido como sistema in-house, adequa os recursos disponíveis às necessidades de determinada empresa. Apesar de poder conter funcionalidades amplas, o sistema on premise é criado para manter segurança dos dados de uma empresa.

Isso significa que apenas um usuário devidamente autenticado e geralmente em máquinas específicas da empresa terá acesso aos dados.

É um sistema que também pode funcionar para resolver problemas com ERPs mais antigos que contavam com menos recursos e menor capacidade de análise. Afinal, ele permitirá a execução de análises e processos de última geração de acordo com as mais novas tecnologias de tratamento de dados.

Por que a sua empresa precisa de um ERP?

Sua empresa, independentemente do porte, só poderá automatizar a gestão e também o controle de caixa através de um sistema ERP. Nesse sentido, você se beneficiará evitando roubos em caixa ou erros de cálculo, além de obter informações estratégicas através de indicadores obtidos de forma automatizada, os quais serão fundamentais para a saúde empresarial.

Qual o tamanho da sua empresa?

Independentemente do tipo de empresa ou do tamanho da empresa, há soluções de ERP disponíveis no mercado. Busque uma solução que inclua recursos que possam ser utilizados de acordo com as suas necessidades.

Atualmente, pode-se dizer que os ERPs são indispensáveis para as empresas de qualquer porte. Portanto, se você ainda não conta com esse sistema, está perdendo a oportunidade de controlar processos e gerar estatísticas fundamentais para o sucesso da sua empresa.

Conclusão

Neste artigo falamos tudo sobre os ERPs e como são ferramentas importantes para as empresas. Você gostou deste post? Então não se esqueça de compartilhar com todos os seus amigos as informações do blog da Zignet.

ZIGNET – Soluções de Pagamentos – Maquininha de Cartões     Neorion - Criação de Sites