Consultar multas pela placa – Saiba como fazer

Consultar multas pela placa – Saiba como fazer

Na correria do dia-a-dia, o atraso no pagamento de multas de trânsitos pode acontecer. Com tantas tarefas para se preocupar e tantas outras contas para pagar, pode ser comum você se esquecer deste gasto. Mas, para resolver isso você pode consultar multas pela placa do seu veículo.

Por que consultar multas pela placa?

Consultar multas pela placa é uma forma bastante eficaz de você fazer um planejamento do pagamento ou até entrar com algum recurso. Dado que, da mesma forma como qualquer outro tipo de dívida, quando você não paga uma multa de trânsito, isso irá implicar em muitas dores de cabeça, como por exemplo, o bloqueio do licenciamento anual do veículo.

De acordo com o artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, tal licenciamento é uma obrigação para que se haja a circulação de um veículo. Mas, tal renovação de licenciamento, não ocorre de maneira automática.

Assim, é fundamental que você tenha atenção às multas que você recebe, pois, a quitação de tais débitos é uma condição para que o licenciamento de todos os anos seja renovado.

Entenda mais sobre como consultar multas pela placa  

Se você não sabe como consultar multas pela placa, entenda que o que ocorre é que no momento em que você sofre as infrações, elas são vinculadas ao seu registro, logo o pagamento da multa é responsabilidade sua, mesmo se o condutor for outra pessoa (neste caso o encargo de transferir a responsabilidade para outra pessoa é sua).

Tal regra se encontra no artigo 282 parágrafo 3º do CTB, onde se diz que aplicada a penalidade, irá ser expedida uma notificação a você por remessa postal ou por qualquer outro meio, assegurando a ciência da imposição da penalidade.

Além disso, sempre que a penalidade de multa for imposta a você, a exceção daquela que se encontra no parágrafo 1º do artigo 259, a notificação irá ser encaminhada para o dono do veículo e responsável pelo pagamento.

Com isso, mesmo quando não seja você o motorista do veículo e acaba ocorrendo uma autuação, como no caso de você emprestar o seu veículo para alguém, você é quem irá realizar o pagamento.

Já no caso dos pontos na CNH e quanto a outros tipos de penalidades, como o caso da suspensão ao direito de dirigir, a responsabilidade irá depender do tipo de infração que foi cometida, em que se segue as regras dos parágrafos 2º e 3º do artigo 257.

Por fim, vale ressaltar que caberá ao condutor do automóvel a total responsabilidade por todas as infrações que se decorrem de atos que sejam praticados na direção do veículo.

Passo a passo para consultar multas pela placa

Como é possível consultar multas pela placa, então é preciso que você organize o pagamento dos seus possíveis débitos realizando um passo a passo. Confira abaixo!

  1. Primeiro é preciso que você acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito, ou seja, o Detran do seu estado. No site da polícia rodoviária federal, você pode encontrar a lista de todos.
  2. No site, você deve buscar pela seção onde é possível realizar a consulta de multas pela placa.
  3. Normalmente, o nome da seção é conhecido como “Situação do veículo”, “Consultar multas”, “Consulta de veículo”, “Débitos e restrições”, ou algo semelhante. Veja o exemplo do site Detran-SP.
  4. Além ainda da placa, é necessário que você tenha o código do RENAVAM para a realização da consulta.
  5. Já em relação aos resultados, estes serão exibidos de forma detalhada das multas que se encontram vinculadas ao veículo, porém, também poderão ser vistas as possíveis restrições administrativas, financeiras e judiciais.
  6. Com isso, você só precisa se organizar e regularizar a sua situação o mais rápido possível para que possa andar com o seu veículo de acordo com a lei.

No momento que for consultar multas pela placa, é importante que você saiba onde encontrar o RENAVAM do veículo, ou seja, encontre o Registro Nacional de Veículos Automotores. Todos os veículos são registrados no país e devem se encontrar cadastrados no RENAVAM.

Com isso, segundo a Portaria nº 03/86 do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, cada veículo inscrito irá receber um código numérico que atualmente se compõe por onze dígitos.

Nesse caso, você pode encontrar este código no CRLV ou no CRV, em que o número fica bem no campo “CÓD. RENAVAM” que, por sua vez, fica na parte superior do documento, logo acima do nome do proprietário.

Porém, inicialmente o RENAVAM possuía somente nove dígitos. Com isso, caso o sistema de consultar multas pela placa exigir os onze caracteres, basta apenas acrescentar dois zeros à frente.

Por fim, com acesso à suas infrações, você poderá regularizar a sua situação e até parcelar suas multas, para que não tenha mais problemas com o licenciamento anual. Conheça a ZigNet e veja as melhores condições de pagamento!