Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Entenda o que é Pix e como ele afeta seu negócio

O Pix vem sendo um dos assuntos mais comentados do momento, principalmente por prometer transferências ágeis entre bancos, não utilizando nenhuma cobrança para isso. Para os clientes que precisam dessa modalidade com frequência, é uma ótima opção tanto para realizar pagamentos quanto para fazer compras.

O método começou a circular a partir do dia 16 de novembro de 2020, seja para pessoas físicas ou jurídicas, prometendo transferências durante as 24 horas do dia e em pouquíssimos segundos. No entanto, você sabia que os empreendedores são os mais beneficiados com essa nova implementação? Veja o porquê.

O que é Pix?

O Pix surge como uma nova modalidade para transferências de dinheiro entre bancos. Ele funciona por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (o SPI), que está sendo, atualmente, gerido pelo Banco Central. As instituições financeiras precisarão se cadastrar para que as plataformas sejam adaptadas de acordo com a necessidade do novo método.

De uma maneira superficial, a solução acaba se mostrando uma versão otimizada dos TED’s e DOC’s, só que com muito mais agilidade. Assim, torna-se possível transferir dinheiro a qualquer momento do dia ou da semana. O ideal é que as transações comecem a ser liquidadas em apenas 10 segundos para garantir a agilidade prometida.

Uma das maiores praticidades do método está, justamente, na falta de necessidade de compartilhar dados bancários, como o número da conta ou a agência bancária. Cada um dos usuários poderá vincular suas chaves à conta. Para que as transferências ocorram, basta fornecê-la e esperar o dinheiro cair.

Para os clientes que já se familiarizaram com as ferramentas de carteiras digitais ou pagamentos por meio de QR Code, o Pix não será tão difícil de entender, visto que tem como principal objetivo facilitar a vida de muita gente. No entanto, ele consolida soluções que já estão disponíveis, mas que melhoram toda a interação bancária.

Quais os diferenciais do Pix?

Sob uma ótica ampla, o Pix quer atuar como um intermediário único entre uma conta de origem e outra conta de destino, possibilitando transferências em até 10 segundos. Ela também terá um custo de operação bem reduzido, comparada com os TED’s e DOC’s realizados anteriormente.

Dessa maneira, o grande diferencial do Pix está em oferecer toda a agilidade que os clientes esperam, possibilitando uma maior interação entre contas. Além disso, mostra-se uma vantagem para os vendedores, que poderão observar os rendimentos aparecerem em poucos segundos em suas contas comerciais.

Por que o Pix mudará os meios de pagamento?

Por ter uma previsão imediata de valores via transferência, o Pix pode ter um índice competitivo muito alto em relação à moeda, boletos e cartões de débito. Com uma versão agendada da nova modalidade, os impactos em cartões de crédito podem ser bastante significativos.

No entanto, mesmo com a modalidade agendada já prevista, a complexidade envolvida é um pouco maior para o seu formato. Será necessário encontrar um meio de garantir que o consumidor conseguirá obter determinado saldo, para quitar a sua dívida, até a data de agendamento. Também será necessário fazer uma elaboração, para proporcionar ofertas em compras parceladas, visto que são muito utilizadas no Brasil.

Para que todo o método dê certo, seja em decisões futuras ou atuais, é necessário que cada uma das instituições financeiras se mostre disposta. Atualmente, o cartão é uma das maiores fontes de rentabilidade. Mesmo assim, o clima competitivo se mostra bastante intenso e quem acaba se beneficiando é o consumidor.

Como o Pix afeta o seu negócio?

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do que é o Pix e as maneiras como ele vem sendo aplicado no mercado, será possível entender como ele afeta o seu negócio.

Praticidade

Atualmente, para fazer um TED ou um DOC é preciso que uma série de informações sejam disponibilizadas, como o nome, razão social, CPF, CNPJ, banco, agência… Nem sempre as pessoas têm a disponibilidade de andar com tantas informações, o que pode acabar atrapalhando no processo de compra.

No entanto, com o Pix, se o seu negócio é responsável por vendas contínuas e você não deseja mais passar pelas dificuldades de reunir tantas informações, basta disponibilizar uma única chave e o valor do seu produto. Em apenas alguns segundos, o dinheiro cairá na sua conta comercial.

Rapidez

Para quem tem a sua própria loja on-line ou atua em alguma plataforma de vendas, o Pix pode ser extremamente benéfico. As transações conseguem ser realizadas durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, os seus lucros podem aumentar exponencialmente.

O TED e o DOC, métodos muito utilizados pela maior parte dos bancos para realizar transferências, agora podem facilmente ser substituídos por um meio de pagamento muito mais ágil. Em apenas 10 segundos, o valor pago poderá cair e tornar seus lucros ainda mais vantajosos, independente dos produtos oferecidos.

Segurança

Uma das maiores vantagens do Pix, e que pode tornar o seu negócio muito mais blindado contra possíveis fraudes, é que ele oferece uma grande taxa de segurança. Sendo assim, quando realizamos qualquer transferência, ela será protegida por uma rede de criptografia e autenticação, reduzindo golpes.

Sendo assim, as transações poderão ser vistas, unicamente, por quem paga ou por quem recebe. Em casos de autorização de quem está pagando, também é possível que outras pessoas tenham acesso a esse valor. Além disso, os bancos oferecerão um reforço para que a segurança seja redobrada e todos os empreendedores fiquem protegidos.

Para que você consiga se conectar ao Pix é muito simples: basta ter uma conta no banco e solicitar suas chaves. Além de ser uma ótima pedida para os empreendedores e facilitar a vida dos consumidores, também atribui muito mais segurança e flexibilidade aos estabelecimentos que agora podem oferecer mais essa comodidade.