Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Entenda as principais diferenças entre uma conta corrente tradicional e 100% digital

Saiba quais as vantagens e tudo o que você pode fazer ao abrir uma conta digital


O que diferencia uma conta 100% digital de uma conta tradicional? A resposta mais direta é: As contas correntes tradicionais são mais burocráticas desde o momento de sua criação. E em várias etapas o usuário é obrigado a se dirigir ao banco para realizar algum procedimento. Já para abrir uma conta digital, todos os trâmites acontecem de forma online, tornando tudo muito mais fácil, prático e rápido.

Vamos explicar neste artigo as principais diferenças entre esses dois tipos de conta, para que você possa decidir qual delas se adequa melhor às suas necessidades financeiras. Continue lendo.
 

Os números não mentem

Quase todo mundo já ouviu falar em conta digital, certo? Isso porque as Contas digitais ou CD estão conquistando cada vez mais espaço no mercado financeiro. São, sim, semelhantes às contas correntes tradicionais, em suas funções. Mas em termos de burocracia estão “anos luz” à frente das contas oferecidas pelos bancos físicos. Não é à toa, já que a conta digital mudou a dinâmica do cenário econômico. Os números não mentem!

Uma empresa global de tecnologia, Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV), em conjunto com a Toluna Insights, realizou uma pesquisa em 2020 e o resultado comprovou: um quinto da população brasileira já tinha uma CD naquele ano. De lá para cá, esses números tão expressivos só aumentam, tornando-se uma preferência nacional, especialmente no público entre 18 e 34 anos.

Com base nesses números, podemos afirmar que as contas digitais possuem grande aderência ao mercado, ao descomplicar a rotina financeira dos clientes, oferecendo produtos cada vez mais adequados às necessidades de um público carente de agilidade e praticidade.

 

Conta tradicionais e suas conhecidas tarifas

De acordo com Renato Meirelles em entrevista para o Jornal Valor Investe, 30 milhões de pessoas ainda não possuem conta bancária.  


Os 10% de brasileiros sem conta em banco são, majoritariamente do interior, mulheres, mais jovens (entre 18 e 29 anos), das classes D e E e menos escolarizados (com formação até o Ensino Fundamental)”. Fonte Valor investe.


Embora boa parte da população possua acesso a contas bancárias, existe uma demanda reprimida de mercado, especialmente nas classes D e E.  Nesse sentido, muitos bancos digitais têm se posicionado com o intuito de reduzir ou até mesmo zerar taxas.

A primeira diferença, portanto, é que, na maioria dos casos, bancos tradicionais cobram taxas de manutenção. Além disso, se o cliente quiser abrir uma conta corrente tradicional vai precisar, obrigatoriamente, se deslocar a uma agência bancária e levar seus documentos. Mais: algumas das transações e operações vinculadas a esse tipo de conta vão exigir a presença no local, embora a maioria das instituições já conte com Internet Banking. 

Quem tem, ou já teve, uma conta corrente sabe que no Internet Banking é possível fazer coisas básicas, como checar extrato, transferir dinheiro e pagar boletos. OK. Mas o cliente precisa ir a uma agência local ou caixa eletrônico, quando for realizar transações mais complexas como financiamento. Na maioria das instituições o cliente também poderá contar com um aplicativo, entretanto, fica vinculado à agência. Em muitos casos, o desbloqueio presencial é necessário toda vez que o usuário trocar de aparelho, por exemplo. 

   

O potencial das contas digitais
 

Com as contas digitais os clientes podem fazer todas as operações e movimentações de forma virtual, sem a necessidade do intermédio de uma agência bancária ou caixa eletrônico. Ou seja, todo o contato do cliente com a conta é feito pela internet: abertura, transferências e pagamentos. É possível até utilizar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e fechar a conta, apenas por meio de um site ou app.

Na prática, isso significa que as CDs tornaram-se muito menos burocráticas do que as contas tradicionais, garantindo abrir e operar uma conta de qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel, por exemplo. Além do mais, na maioria dos casos, elas disponibilizam tarifas mais baixas do que as oferecidas por contas tradicionais, ou são até gratuitas.

  

O que você pode fazer com uma conta digital

O funcionamento de uma conta digital é bastante abrangente. Você pode realizar as seguintes operações:

  • Manter e movimentar dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Realizar e receber transferências bancárias;
  • Depositar dinheiro;
  • Realizar saques;
  • Acompanhar o extrato financeiro.
  • A maioria oferece um cartão, que pode ser pré-pago, de débito ou crédito.

 

Vantagens das contas digitais

Não resta a menor dúvida. Se você quer praticidade e descomplicar o seu dia a dia financeiro, as vantagens estão nas contas digitais. Confira:

  1. Menos burocracia – Esqueça aquele trabalho todo de se deslocar até uma agência bancária ou a um caixa eletrônico para movimentar a sua conta. Com a CD a dinâmica é completamente diferente e você não precisará perder horas, em grandes filas. Todas as movimentações são menos burocráticas.
  2. Economia – As contas digitais oferecem tarifas mais baixas. Melhor ainda: muitos serviços são gratuitos.
  3. Fácil acesso – As contas digitais possuem interfaces, tanto no formato de plataforma quanto em aplicativos, muito fáceis de usar. E a maioria das instituições disponibiliza uma central de ajuda no próprio app.
  4. Segurança – As instituições financeiras são obrigadas por lei a cumprir uma rígida política de Segurança da Informação e segurança cibernética, que cumprem diversos requisitos relacionados ao armazenamento de dados.
  5. Controle financeiro – O cliente pode acompanhar suas finanças de qualquer lugar, sem precisar sair de casa, já que os aplicativos desenvolvidos para contas digitais, em sua maioria, disponibilizam relatórios e extratos.

 

Agora você decide, prefere uma conta digital ou tradicional?

 

O Zigbank está chegando 

Em Breve a Zignet lançará o Zigbank. Uma conta digital sem burocracia com toda a conveniência que só a Zignet pode oferecer.