Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Descubra como consultar multas do Detran RJ

Confira o passo a passo; motorista também pode baixar pela internet multas aplicadas pela PM e pela Operação Lei Seca

Como consultar multas no Detran RJ? Essa é uma dúvida frequente. Mas o procedimento é simples, já que hoje em dia é possível fazer a consulta de multas no site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro. Basta acessar o portal e inserir o código Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Esse código está tanto no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) quanto no CRV (Certificado de Registro de Veículo).

A ferramenta de consulta do andamento de autuações permite o download de cópias em PDF de autos de infração, notificações e ARs (Avisos de recebimento). Estes autos de infração são de competência estadual, ou seja, iniciados pelas letras C ou E. Você pode baixar multas lavradas pelo Detran e pelas Polícia Militar e Operação Lei Seca. É só clicar no menu “Infrações”. Faça assim:

 

1 – Digite o Renavam no campo de formulário;

2 – No quadro seguinte, “Código de Segurança”, digite os mesmos caracteres informados na imagem;

3 – Clique em “Consultar”.

 

Como emitir a 2ª via de multa de trânsito

 

Pode ser também que você precise emitir a 2ª via de multa de trânsito. Fique tranquilo, é possível fazer isso pela internet. É fácil e rápido:

 

1 – Acesse “Infrações”;

2 – Procure por uma área que indique “Pagamento de Multa” ou “Guia – Pagamento Multa”, ou “2ª Via de Multa”;

3 – Por fim, é só seguir os passos solicitados na própria página para gerar a 2ª via de multa.

 

Como recorrer multas no Detran RJ

 

Ser multado nem sempre quer dizer que o condutor tenha cometido uma infração. Os agentes de trânsito também podem cometer erros e multar quem é inocente. Talvez você não saiba, mas é possível recorrer às multas no Detran RJ. Nós estamos aqui para ajudar. Confira o passo a passo:

 

1 – Mantenha o endereço do automóvel e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) atualizados.

2 – Mesmo depois da multa ser expedida, você ainda consegue recorrer.

3 – A notificação de autuação é a primeira comunicação feita pelo órgão responsável pela aplicação das multas ao proprietário do veículo, ou ao motorista infrator. Nessa notificação consta a infração cometida, com local, data e hora, a identificação do veículo e o responsável pela multa (agente ou órgão de trânsito).

4 – O Auto de Infração é um documento gerado pelos Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, pelos agentes ou conveniados. Esse documento não gera pontos na CNH nem fixa o valor das multas, prazos e descontos para pagamento. Ele também não é capaz de impedir o licenciamento ou compra e venda do veículo.

5 – Para recorrer a este documento, é preciso fazer a Defesa Prévia. O prazo é de 15 dias após o conhecimento do infrator ou proprietário sobre a infração.

6 – Na Defesa Prévia você vai precisar dos seguintes documentos:

 . Cópia da notificação de autuação, notificação da penalidade quando houver, documento que conste o número da placa do automóvel e o Auto de Infração de trânsito;

. Cópia da CNH ou outro documento que sirva de identificação, comprovando a assinatura do requerente. Quando pessoa jurídica, deve-se levar o documento que comprove a representação;

. Cópia do CRLV;

. Apresentar requerimento de defesa com exposição dos fatos e documentação comprovando as alegações, com escrita legível no prazo estabelecido, contendo a infração do endereço completo com CEP, nome, CPF, endereço, placa do carro, data e assinatura do requerente ou representante legal;

. O formulário de requerimento de Defesa Prévia deverá contar com apenas um Auto de Infração como objeto. Nos casos em que houver mais de uma infração, deverá ser aberto um processo para cada uma delas, separadamente;

. Cópia de comprovante de residência.

 7 – Os documentos e o requerimento de defesa prévia devem ser entregues no Detran RJ.

8 – Após dar entrada, você poderá acompanhar o andamento pelo site ou pessoalmente no SAP (Serviço de Atendimento ao Público).

 

Quais são as multas de trânsito mais comuns?

   

. Usar o celular enquanto dirige

. Excesso de velocidade

. Estacionar em lugar proibido

. Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus

. Furar o sinal vermelho

. Não dar preferência ao pedestre

. Não usar cinto de segurança

. Ultrapassar pela contramão em linha dupla ou simples e contínua

. Trafegar pelo acostamento

. Dirigir com o licenciamento vencido

 

Por que ficar de olho no portal do Detran RJ

 

O Detran RJ é o órgão responsável por fiscalizar os condutores e automóveis que transitam pelas ruas e avenidas do Estado do Rio de Janeiro. É a autoridade máxima quando se fala em trânsito, também responsável pela certificação de novos condutores. A instituição atua fiscalizando os condutores, as condições de segurança do veículo, a forma como os motoristas estão dirigindo e uma série de outros fatores que influenciam na segurança das estradas/ruas, assim como a própria segurança dos motoristas e dos pedestres.

 

No site Detran RJ você pode realizar consultas sobre a situação de um veículo, poupando tempo. Além disso, há informações sobre a primeira CNH, dicas para quem está prestes a fazer a prova teórica e até um simulado com 30 questões teóricas para ajudar os futuros motoristas.

 

Aliás, alguns motoristas não sabem que é possível consultar multas, licenciamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), Renavam e uma série de outras informações lá no portal. Tudo isso com apenas alguns cliques do mouse.

 

Serviços disponíveis na plataforma digital 

. Agendar os principais serviços prestados pelo Detran, nos setores de veículos, habilitação e identificação civil;

. Dar entrada e acompanhar recursos de multas (de competência estadual) e processos de cassação de CNH e suspensão do direito de dirigir;

. Obter o CRLV, bastando baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito;

. Abrir, por e-mail, os seguintes processos:

1 – Devolução de taxas

2 – Averbação de CNH estrangeira

3 – Baixa de restrição de veículo

4 – Baixa de veículo

5 – Certidão de inteiro teor

6 – Perícia médica

7 – Reabilitação e regularização de motor

8 – Atendimento online a familiares de vítimas de acidentes de trânsito, realizado pelo Navi (Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito)

 

E quanto às multas que foram recorridas mas tiveram a justificativa indeferida ?

Caso tenha alguma multa devida, independente de ter sido ou não recorrida, saiba que é possível parcelar em até 12 vezes, através de cartão de crédito.

A Zignet é referência no mercado, sendo uma das primeiras empresas credenciadas pelo DENATRAN para o parcelamento de multas, débitos veiculares, impostos e outras contas.

Clique aqui e simule o parcelamento de multas do seu veículo.