Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Débitos no Detran? Descubra como fazer o parcelamento

Tributos podem ser parcelados em até doze vezes no cartão de crédito e todo o procedimento é realizado através da internet.

 

Todo mundo sabe que acumular dívidas é um mau negócio, não é mesmo? Quando os débitos são com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), a situação é ainda pior. Ter valores pendentes com a entidade pode ocasionar vários problemas, além do financeiro. Por isso, o parcelamento dos débitos tem sido a melhor opção para muitos brasileiros que querem ficar mais tranquilos, com a documentação do veículo. Dessa forma é possível evitar que os juros por atraso se transformem em uma bola de neve.

Mantenha a documentação do seu veículo em dia.

Se o seu veículo não estiver com a documentação regularizada, a primeira coisa a fazer é pagar a dívida do IPVA. Sem a quitação do IPVA, não será possível realizar o licenciamento anual.

Para realizar o parcelamento existem empresas como a ZIGNET, através da qual é possível dividir os débitos em até 12x no cartão de crédito, de forma rápida, prática e segura.

Todo o procedimento é realizado através da internet, sem precisar sair de casa. Além do IPVA, verifique também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), Multas e por fim o Licenciamento anual dos veículos.

Mas atenção, o parcelamento é possível apenas se o proprietário ainda não estiver inscrito na dívida ativa.

 

Como fazer o parcelamento através da internet em cinco passos?

Em tempos de pandemia é comum que as pessoas prefiram regularizar seus documentos através da internet, sem correr riscos com filas e aglomerações.

Veja o passo a passo para parcelar online os débitos do seu veículo:

  1. Acesse o link https://parcelamento.zignet.com.br/;
  2. Selecione o Estado onde seu veículo é cadastrado;

3. Preencha os dados solicitados, como CPF/CNPJ do proprietário, número de telefone celular e endereço de e-mail do responsável pelo pagamento, placa e RENAVAM do veículo. Em seguida, marque a caixa “não sou um robô” e clique no botão “consultar”.

4. Na página seguinte será possível ver o valor do seu débito, com descrição dos tributos e seus respectivos valores para pagamento. Marque todos ou selecione aquele que você deseja parcelar. Depois, na aba lateral, você verá as opções de parcelamento, disponíveis em até 12 vezes. Escolha a melhor opção para você e clique em “pagar”.

5. Na sequência, a página deve ser preenchida com as informações do seu cartão de crédito. Não se preocupe, essa operação é segura no site. A Zignet conta com as certificações PCI e CERC. Também conhecida como PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), a certificação PCI é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins.

Preencha também os dados referentes ao seu endereço e, na aba lateral, informe em quantas vezes você quer realizar o seu parcelamento. Confira o valor total do parcelamento e marque a caixa com a opção escolhida. É importante também que você leia os Termos de Uso e marque a caixa confirmando que concorda com eles. Confirme seu pagamento.

Pronto! O procedimento foi realizado e seu pedido será enviado para análise. Você será notificado assim que for aprovado ou não. Além disso, poderá consultar o “status” do pedido, dentro do próprio site da Zignet.

 

Pedido Aprovado: O valor de cada parcela será cobrado de acordo com a data de vencimento do seu cartão de crédito.

Pedido não aprovado: Verifique com sua operadora de cartão de crédito o motivo da recusa.

 

Como posso ter a certeza de que o procedimento é seguro?

O Serviço de parcelamento é realizado apenas por empresas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), e, habilitadas pelo DETRAN de cada Estado. A ZIGNET é credenciada pelo Denatran e está habilitada para realizar a transação em todo o território nacional.
Em 25 de julho de 2018, através da portaria número 186, o diretor do departamento nacional de trânsito, Maurício José Alves Pereira, credenciou a Zignet para atuação em diversos estados no Brasil, conheça os pontos de atendimento no link https://www.zignet.com.br/postos-de-atendimento/.

Além disso, no site do DETRAN do seu Estado é possível verificar o link da Zignet.

 

Você sabe quais são os problemas para quem fica em dívida com o Detran?

 

Toda dívida é preocupante, afinal, pode sofrer juros e se tornar um valor elevado no médio e longo prazo. E, se tratando de débitos com o DETRAN, a situação pode ser ainda pior, já que a conta com a entidade pode ocasionar outros problemas, como restrições no CPF e a inscrição do nome do devedor na dívida ativa.
Além disso, dirigir veículo com o licenciamento atrasado é considerado uma infração gravíssima, punida com multa no valor de R$293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

O quê diz a lei sobre o parcelamento de débitos veiculares?

A autorização para o parcelamento de multas e outros débitos de veículos foi estabelecida através da Resolução 736/18 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e regulamentada pela Portaria 149/18 do Denatran.

As empresas devem “apresentar ao interessado os planos de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando ao titular do cartão conhecer previamente os custos adicionais e decidir pela opção que melhor atenda às suas necessidades”. (§4º do Art. 25-A Resolução 736/18 CONTRAN e Art.6º Portaria 149/18 DENATRAN).

O objetivo da autorização é reduzir a elevada inadimplência verificada no pagamento de dívidas veiculares em todo o território nacional, além de aperfeiçoar e adequar a forma de pagamento dos débitos relativos aos veículos a métodos de pagamento mais modernos utilizados pela sociedade.

O prazo para o pagamento é variável e a operação caracteriza uma negociação particular entre o titular do cartão e a empresa autorizada a realizar o parcelamento, sendo possível sua solicitação apenas pelo proprietário do veículo.

A Resolução 736/18 do CONTRAN pode ser consultada integralmente aqui e a Portaria 149/18 do DENATRAN pode ser consultada aqui.

Parcele em até 12 vezes com a Zignet

Quer regularizar os débitos do seu veículo ? Simule online e divida o débito em até 12 vezes. Acesse: https://parcelamento.zignet.com.br/ .