Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como regularizar contas atrasadas de forma prática e segura

Existem diversas formas de regularizar contas atrasadas, como por exemplo, através de parcelamentos, ou até mesmo negociando os valores. Entretanto, entender o que gerou o atraso, se é algo pontual ou recorrente, contribui para direcionar a atenção aos pontos do planejamento financeiro que precisam ser aprimorados.

Manter o orçamento na ponta do lápis é importante para que uma conta atrasada não acabe se transformando em um problema maior, gerando, por exemplo, dívidas negativadas.
         

Uma dívida negativada, por definição, acontece quando há a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito em razão do não pagamento do valor.  A situação também pode acontecer quando uma empresa inscreve o nome do consumidor nos órgãos de proteção, com o intuito de pressioná-lo a realizar o pagamento.

 

Use a tecnologia a seu favor. Conheça os melhores APPs para controle financeiro.

Os aplicativos para celular são grandes aliados para se criar um planejamento financeiro e não correr o risco de esquecer o pagamento dos débitos importantes.

Com o Mobills Personal Finance, por exemplo, é possível programar, com antecedência, os compromissos financeiros. É possível utilizá-lo no Android, IOS, Windows Phone e até mesmo no Desktop.

Já o app Guia Bolso permite organizar as entradas e saídas da conta bancária e cartão de crédito.

Para usuários que possuem contas parceladas uma boa opção é o APP Finance.  Com ele é possível cadastrar as parcelas e receber um lembrete sempre próximo ao vencimento.   Além disso, o APP atualiza automaticamente o saldo.

Como parcelar contas atrasadas, não negativadas?

Como explicado anteriormente, nem todas as contas são automaticamente negativadas nos órgãos de defesa do consumidor.  Uma forma de quitar contas em aberto, especialmente as mais recentes, é através do parcelamento de boletos.  

Para simular o valor das parcelas, acesse o link:
https://parcelamento.zignet.com.br/

 

Como regularizar contas negativadas ?

 

Segundo o canal Me Poupe da Influencer Nathalia Arcuri, mais de 61 milhões de consumidores estão inadimplentes no Brasil. A dívida total chega a 274 bilhões de reais. Em média são quatro restrições para cada CPF inadimplente.

De acordo com o Serasa, os maiores índices de inadimplência ocorrem nos setores de empresas de telefonia móvel, com 11%, contas de consumo de maior importância como água e luz respondem por 20%, mas o maior índice de contas em atrasos, com 28%, são as dos cartões de créditos.

Uma boa dica é sempre descobrir qual é o valor da sua dívida inicial, ou seja, o valor de crédito requerido. Negocie com as instituições sobre esse valor real da pendência e tente ao máximo o melhor acordo do valor dos juros.

Trocar uma dívida por outra que ofereça uma taxa de juros menor, é uma ótima  maneira de economizar e conseguir regularizar uma restrição.

Para regularizar pendências financeiras que já estão negativadas é necessário identificar em quais instituições constam débitos em aberto.

Boa Vista SCPC e a Serasa são os dois maiores canais de consulta nesse sentido.

 Consulte no site da Serasa: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/

1 – Insira as informações cadastrais necessárias para a consulta

2 – Confira se todas as restrições estão corretas

3 – Verifique qual a melhor opção de pagamento, à vista ou parcelado e gere a guia (boleto).


Após a identificação do pagamento a empresa efetuará a baixa da restrição e o nome do consumidor voltará a ficar “limpo”.

Além disso, as empresas credoras têm o prazo de cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor do sistema e disponibilizará um recibo com a confirmação da quitação do débito.

Importante se atentar aos valores do acordo de forma que esses possam ser honrados para gerar um efeito “bola de neve”.

Todo ano são realizados feirões de renegociação de dívidas que podem chegar a ter descontos de até 95%.

 
As financeiras sempre estão dispostas a negociar, pois é melhor receber um valor menor da pendência do que não receber nada, por isso negocie sempre!
 

Quais são as principais causas para os consumidores serem negativados?

Depois de conquistar o pagamento das dívidas atrasadas, é importante manter uma boa educação financeira para não cair novamente na lista dos inadimplentes..

Apesar de ser uma forma de pagamento menos frequente, os cheques ainda podem ser usados como uma forma de parcelamento de compras. Se na hora da compensação do cheque, o consumidor estiver sem saldo o suficiente para cobrir o débito, o procedimento para resgatá-lo é trabalhoso, além de que pode haver a possibilidade de cadastro na relação de emitentes de cheque sem fundo (CCF).  Mesmo assim, os cheques sem fundo ainda são uma causa frequente de negativação.

O Cartão de crédito é considerado um aliado e vilão, ao mesmo tempo. É nesse meio onde existe a maior taxa de inadimplência dos consumidores. Se acabou de limpar o nome, o recomendado é que o consumidor mantenha o mínimo de cartões possíveis.
 

Seguindo esses passos, o Score irá aumentar e quando for preciso será mais provável que as financeiras liberem o crédito para o consumidor.

__________________

Para saber mais:

Você sabia que com a Zignet é possível parcelar suas contas atrasadas em até 12x?

Simule on-line link abaixo:

https://parcelamento.zignet.com.br

 ______________