Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como obter a minha CNH no celular?

A CNH digital é uma das melhores inovações para o cidadão Brasileiro. Por meio do celular, já é possível acessar a documentação sem maiores dificuldades.

Além da CNH Digital, atualmente também é possível obter o CRLV Digital, ou seja, as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas.

Quem tem autorização para obter a CNH Digital sem precisar ir ao Detran?

Se você deseja pegar o seu documento em meio digital, mas não sabe se tem esse direito, sem precisar ir ao Detran, basta saber que a habilitação emitida após o mês de maio do ano de 2017 conta com um QR Code. Ele está localizado na parte interna e, dessa maneira, será possível conseguir o documento via aplicativo sem a necessidade de emitir um certificado digital ou se locomover até alguma unidade do Detran.

Carteira Digital de Trânsito

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da CNH Digital. As versões digitais trazem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade por meio de:

– Fácil compartilhamento das informações (exportação para PDF com assinatura digital (.P7S) no padrão da ICP-Brasil com validade legal conforme MP 2.200-2/2001). Isto evita a impressão e/ou digitalização de documentos, bem como dispensa a autenticação cartorial;

– Pode ter sua autenticidade, confiabilidade e integridade validada facilmente através do aplicativo Vio. Para isso, basta baixar o app Vio e apontar o leitor para o QR Code do seu documento digital.

– Para utilizar o CRLV Digital, antes de baixar o aplicativo verifique se o seu Estado está habilitado a emitir o CRLV Digital;

Como baixar o aplicativo ?
 
De acordo com o próprio Denatran, mais de 27 milhões de condutores do país possuem QR Code em sua documentação física, possibilitando a adaptação da CNH e CRLV para o meio eletrônico.

Sendo assim, você precisará seguir os passos abaixo:

  • baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, que está disponível gratuitamente tanto no Google Play quanto na App Store;
  • após baixar o aplicativo, faça o cadastro, preenchendo todas as informações que forem solicitadas ao longo do processo;
  • clique no link enviado por e-mail para fazer a confirmação do seu cadastro e ativá-lo;
  • faça login por meio do aplicativo, com as informações cadastradas anteriormente;
  • clique em “adicionar documento” e terá a sua nova CNH digital.

Será possível obter o documento eletrônico de três maneiras: por aplicativo de celular, com certificado digital, ou, sem certificado ao comparecer em uma das unidades do Detran. Após realizar uma espécie de “prova de vida” por meio da câmera do celular, enfim será possível utilizar a documentação digitalizada.

O aplicativo é seguro?

Ainda que seja uma verdadeira facilidade para muitos brasileiros, ainda há quem desconfie do sistema de segurança oferecido pelo aplicativo. No entanto, as entidades responsáveis garantem que não há qualquer chance de violação de dados, permitindo que todos os condutores tenham uma boa experiência digital.

São diferentes camadas de proteção dentro do aplicativo, garantindo toda a segurança do processo, desde o cadastro até a emissão. Inicialmente, seu dispositivo irá realizar uma leitura e validação do QR Code direto no documento físico. Em seguida, o condutor passará por uma validação biométrica da face, garantindo que não haja erros.

Quais as vantagens de utilizar o Aplicativo?

Algumas facilidades adicionais oferecidas pelo APP são:

Compartilhamento do CRLV ;

Indicar o Principal Condutor e;

Possibilidade em gerar o boleto das infrações, com desconto.  Visualização no próprio APP das notificações de atuação .(necessário ter aderido ao SNE – Sistema de Notificação Eletrônica). 


É possível obter descontos quando:

Órgão autuador aderiu ao SNE: Para este caso o cidadão tem as opções de desconto de 20% ou 40%;

  • Órgão autuador não aderiu ao SNE mas oferece apenas o desconto de 20% na CDT e;
  • Órgão autuador não aderiu ao SNE e também não oferece o desconto de 20% na CDT. Neste caso, a infração será apenas visualizada, ou seja, o cidadão não poderá usufruir dos descontos.

Aproveite agora mesmo as facilidades trazidas pela Carteira Digital de trânsito, baixe o aplicativo nos links:

Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe&hl=pt_BR&gl=US

Apple:
https://apps.apple.com/br/app/carteira-digital-de-tr%C3%A2nsito/id1275057217