Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como fazer o licenciamento veicular no estado do Rio Grande do Sul?

O IPVA não deve ser a única preocupação do condutor, afinal, o licenciamento do veículo também precisa estar em dia Rio Grande do Sul que você possa trafegar em conformidade nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul.

Nesse contexto, algumas informações são indispensáveis acerca do assunto, como o conceito de licenciamento, seus custos e obrigatoriedade. Confira então o nosso artigo e regularize seu veículo o quanto antes.

O que é um licenciamento veicular?

Também conhecido como CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o licenciamento veicular é um documento de porte obrigatório na condução de seu veículo. Por isso, o motorista deve, anualmente, realizar a sua atualização Rio Grande do Sul que todas as contas com os órgãos de trânsito sejam prestadas de maneira devida.

Também é válido lembrar que, por meio desse documento, é possível circular livremente não apenas pelo Rio Grande do Sul, mas por todo território nacional. Sem esse renovação, por outro lado, o motorista não deverá sair a passeios, viagens ou trabalho em qualquer que seja a via.

Por que o licenciamento é importante?

Assim como o seu próprio nome já sugere, o licenciamento tem como principal função oferecer uma autorização Rio Grande do Sul que determinado veículo circule em conformidade com as leis previstas pelo código de trânsito brasileiro. Afinal, é por meio dele que o condutor tem a capacidade de comprovar que não há nada de errado com seu carro ou moto.

CRV ou CRLV: Quais as diferenças?

Antes de saber mais a respeito da maneira com a qual se pode licenciar um veículo, é importante saber quais documentos estão envolvidos nesse processo. Assim, com maior domínio sobre o assunto, ficará bem mais fácil conseguir contornar qualquer situação adversa que venha a aparecer no momento do licenciamento.

CRV

Conhecido como Certificado de Registro do Veículo, este é um documento de extrema importância Rio Grande do Sul transferir o automóvel Rio Grande do Sul um novo proprietário. Ele também pode ser chamado de recibo do veículo. Por meio dele, a recepção acontece na hora de comprar um carro zero, sendo entregue junto com o emplacamento.

O documento contém informações específicas como, por exemplo, o código Renavam, informações dos proprietários, placa, chassi, tipo, marca e ano de fabricação do seu automóvel. Se você não possui esse registro em mãos, a venda do seu veículo se tornará irregular.

Não há um prazo de validade estabelecido Rio Grande do Sul o CRV. Sendo assim, se o carro for um pouco antigo, seu registro é mantido. No entanto, customizações e mudanças de residência irão exigir do proprietário uma nova emissão do documento.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um dos documentos que representa porte obrigatório, tal qual o CRV. A diferença é que este conta com um prazo de validade e precisa ser levado em consideração Rio Grande do Sul não acabar perdendo a possibilidade de usar o seu veículo nas rodovias do território brasileiro.

Como fazer o licenciamento do veículo no Rio Grande do Sul?

A partir do dia 1º de julho de 2020, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul acabou por adotar a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e). Este novo documento poderá oferecer as mesmas informações e o mesmo valor jurídico que o documento físico.

Então, agora Rio Grande do Sul conseguir fazer o licenciamento do seu veículo, no estado do Rio Grande do Sul, será preciso que alguns passos sejam cuidadosamente seguidos. São eles:

  • acesse o site https://pcsdetran.rs.gov.br/consulta-veiculo;
  • Efetue o pagamento dos encargos por meio de um dos bancos conveniados, informando a placa e o número do Renavam (constam no documento).
  • Aguarde a confirmação do pagamento no sistema do DetranRS.
  • Imprima o seu CRLV (veja aqui como fazer), ou utilize o CRLV Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
  • Observação: desde 31/07/20 o documento de licenciamento do veículo não é mais emitido em papel moeda no RS.

 

É necessário pagar alguma taxa Rio Grande do Sul o licenciamento?

Sim, é necessário pagar uma taxa Rio Grande do Sul que o seu veículo seja licenciado e se mantenha assim, longe de empecilhos. Todos os anos, os documentos precisam ser renovados e, a cada procedimento, uma taxa deve ser paga. Não há uma padronização Rio Grande do Sul este serviço, podendo variar de acordo com cada estado brasileiro.

No entanto, é muito comum que o valor varie entre R$ 80 e R$ 100. O mais adequado é que você acesse o site do Detran do seu estado e confira todas as informações acerca do licenciamento. Dessa forma, fica muito mais fácil de acertar na hora do pagamento e se livrar de uma possível dívida.

Consulte e pague os débitos veiculares com Zignet

Agora que você já sabe a importância de licenciar o seu carro, que tal aprender a parcelar seus débitos veiculares na tela do seu celular? Com a Zignet isso é mais do que possível, e tudo com garantia de qualidade e segurança.