Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

5 dicas para acompanhar a emissão de documentos do Detran MG

Confira como obter a CNH Digital; acompanhar a entrega da Carteira Nacional de Habilitação; solicitar CNH definitiva ou 2ª via da CNH, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotores; e ainda a entrega da PPD (permissão para dirigir).

A emissão de documentos de habilitação pode parecer complicada. Mas com a internet tudo ficou mais fácil. No portal do Detran MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), por exemplo, você encontra o passo a passo para cada situação específica. Neste artigo separamos 5 dicas para você acompanhar os processos sem perder tempo. Continue lendo para se informar sobre o processo para obter a CNH Digital; como acompanhar a entrega da Carteira Nacional de Habilitação; solicitar CNH definitiva ou a 2ª via da CNH, PPD (Permissão para Dirigir) ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

 

1 – CNH Digital

A versão digital da CNH armazena todas as informações da Carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Mas é importante lembrar que a CNH-e só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa – aquela com um QR Code (emitida a partir de maio de 2017). A CNH Digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível off-line, sem a necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. O condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e (válida em todo território nacional). Confira o passo a passo para emissão da CNH Digital:

 

  1. Preencha o número do CPF e a senha cadastrada no site do Denatran;
  2. Valide os dados cadastrais. Você poderá escolher validar os dados no aplicativo, no site do Denatran com certificado digital, ou na sede do Detran MG/Ciretran.
  3. Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do endereço do motorista cadastrado no Detran MG;
  4. Faça a leitura do QR Code da sua CNH;
  5. Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
  6. Insira o número do telefone celular e clique em “Concluir”. A CNH-e será exibida.

 

Para mais informações sobre a CNH-e leia também nosso artigo “Como obter a minha CNH no celular”.  

 

2 – Acompanhar Entrega de CNH

Você pode acompanhar pelo portal do Detran MG a entrega pelos Correios de documentos de habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais. Esse serviço está disponível para Carteira Nacional de Habilitação (2ª via, alteração de dados e renovação) ou Permissão Internacional para Dirigir. É fácil e rápido:

  1. No formulário eletrônico, preencha o número do CPF e a data de nascimento;
  2. Clique em “Consultar” para visualizar a informação.

 

3 – Solicitar CNH definitiva

Quando você é aprovado nos exames para obter a carteira de motorista, você recebe um documento provisório (a PPD – Permissão para Dirigir). Após um ano e um dia de utilização da PPD, você deve realizar a troca pela CNH definitiva. Vamos às etapas:

  1. Preencha o formulário eletrônico;
  2. O DAE (Documento de Arrecadação Estadual) será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada;
  3. Após a confirmação do pagamento do DAE, a CNH será entregue pelos Correios em até dez dias úteis.

 

4 – Solicitar 2ª via da CNH, PPD ou ACC

Outra opção disponível no portal do Detran MG é a emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotores. É claro que a 2ª via deverá ser solicitada apenas em caso de extravio do documento (perda, furto ou roubo). Motoristas com CNH de outro estado devem solicitar a transferência de prontuário no Detran/Ciretran antes de emitir o DAE. Veja o passo a passo para solicitar a 2ª via da CNH, PPD ou ACC:

  1. Preencha o formulário eletrônico e clique em “Avançar”;
  2. Escolha se deseja receber o documento pelos Correios ou retirar na UAI (Unidade de Atendimento Integrado);
  3. O DAE será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada.

 

A entrega da 2ª via da CNH, PPD ou ACC varia de acordo com o local onde o motorista reside:

. Condutores residentes em Belo Horizonte – Pode ser retirada na UAI ou entregue pelos Correios. Nesse caso, o documento será enviado ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran MG. Serão realizadas três tentativas de entrega e, caso o carteiro não seja atendido, o documento será enviado para a Unidade de Atendimento Integrado, unidade Praça Sete.

 

. Condutores residentes no interior de Minas Gerais – A entrega será pelos Correios. O documento será enviado ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran MG. Também serão realizadas três tentativas de entrega e, caso o carteiro não seja atendido, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado da cidade. Caso o município não possua uma UAI, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

 

5 – Entrega da Permissão para Dirigir

 A entrega da Permissão para Dirigir também depende do local onde o motorista reside:

. Interior de Minas Gerais – Para quem mora na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, o documento será entregue pessoalmente na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) do município. Nos municípios onde não há Ciretran, os documentos serão entregues pelos Correios, nos endereços cadastrados pelo motorista nos sistemas do Detran MG. Serão realizadas três tentativas de entrega e, caso o carteiro não seja atendido, o documento será enviado para a Unidade de Atendimento Integrado da cidade. Caso o município não possua uma UAI, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

 

. Capital – Em Belo Horizonte, a entrega da PPD é feita na UAI da Praça Sete de Setembro.

 

Entrega da 2ª via da CNH, PPD ou ACC

Precisou tirar a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotores? OK. A entrega também vai depender do local onde você reside:

 

. Capital – A 2ª via da CNH/PPD/ACC pode ser retirada na Unidade de Atendimento Integrado da Praça Sete ou entregue pelos Correios na residência do solicitante (o usuário deve marcar a opção desejada no momento da solicitação).

 

. Interior de Minas Gerais – Para motoristas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, o documento será entregue pessoalmente na Ciretran do município. Nos municípios onde não há Ciretran, os documentos serão entregues pelos Correios, nos endereços cadastrados pelo condutor nos sistemas do Detran MG. Serão realizadas três tentativas de entrega e, caso o carteiro não seja atendido, o documento será enviado para a UAI da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

 

Dica extra !!

Você possui débitos veiculares e quer regularizá-los de forma prática e segura?

Aqui na Zignet você pode verificar se existem multas emitidas para seu veículo, como também pode pagar outros débitos como licenciamentos, IPVA, DPVAT, DUDAS, entre outros, e tudo isso no seu cartão de crédito, de maneira rápida e sem burocracia. 

Com a Zignet você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito.  Acesse o simule online agora: https://www.zignet.com.br/parcelamento-de-multas/